O Último Teorema de Fermat

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Último Teorema de Fermat

Mensagem  Admin em Qui Dez 24, 2009 7:42 pm

Pierre de Fermat (1601-1665)

Te desafio a descobrir uma coisa:

Encontre três números inteiros positivos x, y e z, que satisfaçam a equação apresentada abaixo, com n > 2.

Não conseguiu? Já imaginava.

O Último teorema de Fermat, ou teorema de Fermat-Wiles, afirma que não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça esta equação.

O teorema deve seu nome a Pierre de Fermat (1601-1665), que escreveu às margens de uma tradução de Arithmetica de Diofanto, ao lado do enunciado deste problema:

"Cuius rei demonstrationem mirabilem sane detexi. Hanc marginis exiguitas non caperet."

"Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa disto, mas esta margem é estreita demais para contê-la."

Muitos acreditam que Fermat estava enganado. Somente em 1994 este teorema foi demonstrado por Andrew Wiles, dispondo de ferramentas matemáticas desconhecidas na época de Fermat.

Este teorema pode não ter aplicação nenhuma aparentemente, mas toma um valor importante, no entanto, devido às idéias e às ferramentas matemáticas que foram inventadas e desenvolvidas para prová-lo.

===================================================================================

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Último_Teorema_de_Fermat
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://www.mfmatematica.tk

Solução polinomial para o Último Teorema de Fermat

Mensagem  jpmadeira em Sab Mar 20, 2010 3:41 am

Caros Senhores do MF Fórum.

Por favor, leiam:
"Muitos acreditam que Fermat estava enganado. Somente em 1994 este teorema foi demonstrado por Andrew Wiles, dispondo de ferramentas matemáticas desconhecidas na época de Fermat."

Agora peço sua atenção:
Posso afirmar que Fermat não estava enganado. As ferramentas de que dispunha para a alegada solução, na época, são suficientes para demonstrar sua veracidade.
A forma de abordar o problema é onde está a chave do problema. A solução é de fácil compreensão, entretanto, não caberia em uma margem, com certeza, pois necessita de, pelo menos, uma página inteira, sem grandes elucubrações.
Afirmo que existe tal solução, pois usando o mesmo método desta, me foi possível, facilmente, encontrar também, uma demonstração para o caso de um cubo menos um quadrado, ser igual a dois (X3-Y2=2), tendo apenas uma solução.
O referido método me está auxiliando na pesquisa da contra prova (não contra-exemplo) da conjectura de Euller. Este caso, já é bem mais trabalhoso que os dois anteriores.
Certamente, não estou disposto a apresentar tais provas sem as devidas garantias e avais acadêmicos, no entanto, estou propondo abrir um canal para discussão para levá-lo a efeito.

Sinceramente

JP Madeira
Brasília- DF, Brasil
Fermat21@terra.com.br
jpmadeira

Ver perfil do usuário

Re: O Último Teorema de Fermat

Mensagem  Admin em Sab Mar 20, 2010 11:03 am

Caro JP Madeira,

Antes de mais nada, gostaria de agradecer por participar do fórum.

Em relação ao que escrevi, o fiz mesmo a título de curiosidade. Não tenho muito conhecimento sobre o assunto, então me baseei no que encontrei na internet.

Eu iria adorar discutir mais sobre o assunto. Fique à vontade para criar tópicos aqui no Fórum, e pode contar com a minha participação.

Um abraço! Até mais!
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://www.mfmatematica.tk

Solução Polinomial para O Último Teorema de Fermat

Mensagem  jpmadeira em Dom Mar 21, 2010 8:50 pm

Prezado(a) Admin do MF Fórum, agradeço seu interesse pelo assunto em pauta, e é divido ao seu slogan “O Seu Fórum de Matemática na Web!”, e ao tópico “ O Último Teorema de Fermat” que me interessei colocar um post sobre o tema.
Imagino que haja, entre seus membros, alguém cujo interesse e conhecimentos, estejam apontando para esta direção.
Como já me manifestei anteriormente, “não estou disposto a apresentar as provas sem as devidas garantias e avais acadêmicos”. Entretanto, coloco-me à disposição dessa Administração, bem como de seus membros, para responder às perguntas que, a meu critério, não ponham e/ou não exponham, meus estudos a usurpadores intelectuais.
É de meu interesse levar este conhecimento ao domínio público, desde que sejam respeitadas minhas prerrogativas de mentor dos métodos utilizados para o alcance do resultado, até sua homologação.
Andrew Wiles mostrou que o UTF resultaria como uma consequência da conjectura de Taniyama-Shimura, pois cada uma das curvas elípticas poderia ser parametrizada por formas modulares.
A teoria que pretendo transformar em um teorema, posto que sua demonstração deve ser aceita e homologada pelos Acadêmicos, baseia-se, unicamente, nas propriedades dos polinômios, não necessitando, portanto, de ferramentas inexistentes ao tempo de Pierre de Fermat.
Isso posto, fica aqui o convite para membros e Administração deste e de outros fóruns, para uma jornada de debates e críticas, visando o enriquecimento de nosso conhecimento e uma contribuição ao saber do mundo em que vivemos.
Sinceramente

JP Madeira
Brasília- DF, Brasil
Fermat21@terra.com.br
jpmadeira

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fatos Matemáticos em Qui Mar 25, 2010 12:23 pm

Olá JP Madeira, sou dono do blog Fatos Matemáticos e fiquei intrigado ceom a sua solução simples e como você está disposto a responder alguns questionamentos, gostaria que você aplicasse a sua teoria num caso particular, por exemplo, mostre que a equação x^3 + y^3 = z^3 com x, y e z inteiros não possui solução além das triviais.

Att.

Paulo Sérgio

Fatos Matemáticos

Ver perfil do usuário http://fatosmatematicos.blogspot.com

Último Teorema de Fermat - Solução Polinomial

Mensagem  jpmadeira em Qui Mar 25, 2010 5:31 pm

Fatos Matemáticos escreveu:Olá JP Madeira, sou dono do blog Fatos Matemáticos e fiquei intrigado ceom a sua solução simples e como você está disposto a responder alguns questionamentos, gostaria que você aplicasse a sua teoria num caso particular, por exemplo, mostre que a equação x^3 + y^3 = z^3 com x, y e z inteiros não possui solução além das triviais.

Att.

Paulo Sérgio

Prezado Paulo Cesar,

Agradeço por seu interesse em participar do debate a que me propus, entretanto, um exemplo aonde eu venha mostrar “que a equação não possui solução além das triviais”, nos remete diretamente ao centro da questão. Eu Não teria condições de lhe mostrar, sem dissecar o problema, visto que, por ser simples, tem como base o que ocorre na primeira potência impar e se propaga ao infinito por indução matemática.
Conforme já manifestei, poderei responder às perguntas que, a meu critério, não exponham os fundamentos de meus estudos, sem as devidas garantias de direito inelectual, ou algo equivalente.
Assim mesmo, espero que minha resposta contenha algo de esclarecedor.

Atenciosamente.

JP Madeira
Brasília- DF, Brasil
fermat21@terra.com.br
jpmadeira

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fatos Matemáticos em Qui Mar 25, 2010 7:00 pm

Todos os matemáticos correm o risco de ter o trabalho plagiado, mas isso acontece em raríssimos casos. Não sei a sua formação matemática e o quanto estudou Teoria dos Números, aliás não sou nenhum perito desta área, só fiquei curioso de ver uma solução para os casos mais simples, como você não quer expor para ninguém, nunca saberá que o você tem é de fato algo relevante.

Como voce é Brasília, recomendo que leve o seu trabalho para o departamento de Matemática da UnB para eles avaliarem. Ti garanto que se tiver algo relevante, ninguém irá roubar a sua ideia, eles irão ti admirar e será respeitado. Por exemplo, Grigori Perelman colocou sua solução do problema de Poincaré na internet e ninguém roubou suas ideias.

Só um detalhe, meu nome é Paulo Sérgio e não Paulo César, para saber mais das minhas ideias, basta ler os 230 posts escritos no meu blog. Não gosto de sensacionalismo, encerrando assim minha participação nesta discussão, pois sou uma pessoa muito ocupada.

Att.

Prof. Paulo Sérgio

Fatos Matemáticos

Ver perfil do usuário http://fatosmatematicos.blogspot.com

Mensagem  jpmadeira em Qui Mar 25, 2010 8:49 pm

Fatos Matemáticos escreveu:Todos os matemáticos correm o risco de ter o trabalho plagiado, mas isso acontece em raríssimos casos. Não sei a sua formação matemática e o quanto estudou Teoria dos Números, aliás não sou nenhum perito desta área, só fiquei curioso de ver uma solução para os casos mais simples, como você não quer expor para ninguém, nunca saberá que o você tem é de fato algo relevante.

Como voce é Brasília, recomendo que leve o seu trabalho para o departamento de Matemática da UnB para eles avaliarem. Ti garanto que se tiver algo relevante, ninguém irá roubar a sua ideia, eles irão ti admirar e será respeitado. Por exemplo, Grigori Perelman colocou sua solução do problema de Poincaré na internet e ninguém roubou suas ideias.

Só um detalhe, meu nome é Paulo Sérgio e não Paulo César, para saber mais das minhas ideias, basta ler os 230 posts escritos no meu blog. Não gosto de sensacionalismo, encerrando assim minha participação nesta discussão, pois sou uma pessoa muito ocupada.

Att.

Prof. Paulo Sérgio
Prezado Professor Paulo Sérgio,

Queira me desculpar pelo erro cometido ao trocar seu nome, mas quando vi já tinha enviado a mensagem e não houve tempo para corrigir.
Esteja certo que farei uma visite a seu Blog, para ter uma idéia sobre sua pessoa e usar da oportunidade para absorver conhecimentos que, com certeza, o Senhor os tem para compartilhar.
O caso do russo e da conjectura da esfera de dimensão 3, de Poincaré, já vem há dois anos tomando os noticiários, desde que ele publicou sua solução.
Este não é o meu caso professor, pois não tenho qualquer formação acadêmica, me dedico a encontrar soluções matemáticas apenas para manter uma ocupação que me dê prazer, pois estou aposentado há quase 10 anos.
Gostaria de pedir-lhe desculpas, também, para o caso de minha resposta não ter sido bem recebida por sua pessoa. Entretanto, o que escrevi, é o que posso divulgar, já que todos os casos, nesta solução, estão igualados pela indução matemática, não havendo casos mais simples ou mais complexos.
Quanto a UnB, tentei contato com o Departamento de Matemática, isto já faz mais de dois anos, mais eles não estão dispostos a aturar mais um Pierre de Fermat, já basta o primeiro.
Lamento tê-lo desapontado Professor.

Respeitosamente

João Pedro Madeira
Brasília – DF / Brasil
Fermat21@terra.com.br
jpmadeira

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares